• contato@valneireime.com.br
  • (11) 97560-6098

Quem te escolheu foi esperto ou inteligente?

blog-img

Quem te escolheu foi esperto ou inteligente?
Às vezes admiramos alguém por encontrar nelas qualidades que achamos não possuir.

Com isso nos permitimos em muitos momentos ser conduzidos, guiados ou até enganados a compartilhar das mesmas idéias sem refletir a nossa própria opinião, tomando como verdade do outro e assim classificá-lo como uma “pessoa” admirável e inteligente.

O fato é que todos têm algum tipo de inteligência mais acentuada naturalmente. A ciência do comportamento, a partir das teorias do Dr.Alfredo Binet e com o aprofundamento de outros seguidores, descobriu-se a existência de uma diversidade como, por exemplo, a inteligência voltada à lógica (matemática, cálculos, etc.), inteligência mecânica e de coordenação motora, inteligência de linguagem, Inteligência de memorização e reflexos, e muitas outras, sendo que uma ou outra se destaca mais em cada individuo tornando-o assim, um alvo de admiração por aqueles que desconhecem as suas próprias capacidades de exercê-las.

E o conceito de “esperto”? Esse se classifica pela ação egocêntrica e de interesses próprios visando contornar os obstáculos, sem o menor principio de ética, compaixão e moral. É aquele que anseia levar vantagens, dando a impressão de que sabe encontrar soluções rápidas e saídas estratégicas para situações de conforto próprio ou do grupo ao qual esteja interessado em impressionar e conseqüentemente ser um alvo de admiração. Portanto o “esperto”, puro e simplesmente não se caracteriza por um transtorno, mas sim, um defeito e desvio de caráter.

Hoje classificamos a inteligência como uma habilidade cognitiva associada aos conceitos de ética e princípios, adquiridas a partir de conhecimentos e informações e em conjunto com interesses naturais de cada um. Portanto, agora podemos responder a pergunta acima. Quem foi que te escolheu?

“O bom senso aliado aos conhecimentos é o que torna o homem passível de ser reconhecido. Pelo respeito e admiração”

Fontes de consulta: O que é inteligência? – José Fernandes Tejeda.
Avaliação Psicológica da Inteligência e da Personalidade – Claudio Simon Hutz
Artigos Psiquiátricos USP.

Agende uma consulta: 
Dr. Valnei J. Reime – Psicólogo
CRP 06/38163-5

Entre em contato via WhatsApp!